quarta-feira, 9 de setembro de 2009

napalm

De volta ao lugar onde se cantava o hino e hasteava a bandeira. sem atitude, sem iniciativa, contando com a proteção do velho e experiente coronel que alvejava inimigos a 300 metros de distância.

Mal conseguia discernir inimigos de aliados naqueles uniformes camuflados. quando localizava um, pestanejava em atirar, queria que ele saísse correndo pata não ter que matá-lo. mas isso é guerra.

uma granada é atirada na pedra em que ele e o coronel estão. o velho desaparece na penumbra, e ele se arrasta, a perna pesando como chumbo, e então se dá conta de que está ferido. "não tiraram o pino, a granada está desativada", gritam."bobagem, essa é contagem regressiva. Em 38s..." BAM

Sem olhar pra trás, segue mancando no fogo cruzado até ser amparado por uma jovem mulata, também fugindo. Ambos se escondem em um abrigo para orfãos negros, que está pessimamente localizado bem no meio da batalha. por alguns minutos, parecem a salvo. A moça que o ajudou decide voltar, mas ele, mesmo com medo de ficar sozinho ali, permanece.

uma grande luz branca brilha atrás do abrigo. parece um tanque ou um outro grande veículo blindado. No meio de dezenas de crianças negras, só resta a um adulto branco se fingir de morto. é oq se faz. Aquela policial durona e morena surge com os coturnos em frente à cara dele. Cutuca com o fuzil, pega pelo queixo, ele sabe q não consegue prender a respiração. Em segundos, seria executado - ou levado prisioneiro. mas não. Ela o largou e seguiu caminho.

finalmente, toma uma atitude e decide sair. encontra o Gustavo no local onde a bomba explodira. A noite se aproxima e, com ela, as horas mais mortais. "por isso eu durmo uma hora a menos no front", ele diz. fita-o como se fosse um retardado e o deixa ali.

"Ver Apocalypse Now do lado de dentro não é tão legal. Perdi a cena dos helicópteros porque estava com a cara enfiada na grama", pensa. Para salvar o pouco de honra que lhe restava, ele decide abandonar a batalha, saindo por onde entrou: o portão da escola

Nenhum comentário: