domingo, 9 de dezembro de 2007

Top faive - Melhores trechos de livros que li em 2007

5º) "Estendido sobre a capota do carro olhando para o céu escuro era o mesmo que estar trancado dentro de um baú numa noite de verão. Pela primeira vez na vida, o clima não era algo que me envolvia, me acariciava, me enregelava ou fazia suar - mas era parte de mim mesmo! A atmosfera e eu nos tornamos a mesma coisa."
On the Road - Pé na Estrada, Jack Kerouac

4º) “Se John Barleycorn pudesse manter-me naquelas alturas, eu nunca mais voltaria a ficar sóbrio. Mas este não é um mundo de graça. Paga-se segundo um horário de ferro – por todas as forças, a fraqueza correspondente; por todos os altos, os baixos respectivos; por todos os momentos fictícios que nos aparentam aos deuses, um tempo equivalente em que rastejamos no lodo como répteis. Por cada feito de concentrar longos dias e semanas da vida em instantes magníficos e loucos, há que pagar com um encurtamento da vida, e, muitas vezes, com brutal acréscimo de juros.”
Memórias de um Alcoólico – John Barleycorn, Jack London

3º) "'Imagina o que seria se um homem tivesse de tentar matar a Lua todos os dias', pensou o velho. 'A Lua corre depressa. Mas imagine só se um homem tivesse de matar o Sol. Nascemos com sorte.'"
O Velho e o Mar, Ernest Hemingway

2º) “O prazer é a única coisa merecedora de que se lhe dedique uma teoria" - replicou lorde Henry, com a sua fala melodiosa e lenta. "Mas desconfio que não posso reivindicar a qualidade de autor dessa teoria. Ela pertence à natureza e não a mim. O prazer é o teste da natureza, o seu sinal de aprovação. Quando somos felizes, sempre somos bons; mas, por sermos bons, nem sempre seremos felizes."
O Retrato de Dorian Gray, Oscar Wilde

1º) "É totalmente humano, então, ser um nostálgico, e a única solução é aprender a conviver com a saudade. Talvez, para nossa sorte, a saudade possa transformar-se, de algo depressivo e triste, numa pequena chispa que nos dispare para o novo, para entregar-nos a outro amor, a outra cidade, a outro tempo, que talvez seja melhor ou pior, não importa, mas que será diferente. E isso é o que procuramos todo dia: não desperdiçar em solidão a nossa vida, encontrar alguém, nos entregar um pouco, evitar a rotina, desfrutar da nossa fatia da festa."
Trilogia Suja de Havana, Pedro Juan Gutiérrez

4 comentários:

Di Giacomo disse...

Hemingway e Kerouac são foda. Quero ler a trilogia suja agora. Faltou uma do Buk
Abrax

s. disse...

Ah, adorei esse top faive!
Eu tinha um blog dedicado a isso, mas ele ficou abandonado desde que me dediquei à tarefa de ler 7 Harrys Potters em 3 meses. Ou talvez antes disso até... 2007 foi um ano preguiçoso literariamente.

Anônimo disse...

desses só li o Wilde, que eu amo... (dá um desconto pq eu sou dizáiner)
mas fiquei morrendo de vontade de ler Trilogia Suja de Havana!
belas dicas, belos trechos!
beijos!

Anônimo disse...

preventable attendance silg shoranur reservation opinionated transactions stuff joseph house paintings
semelokertes marchimundui